O surgimento da fotografia no Brasil passou por Itu. Foi aqui que Hércules Florence consultou a biblioteca do amigo e confidente Carlos Engler, na busca de chegar a uma fórmula química capaz de fixar a imagem da câmara obscura. Cerca de 60 km em lombo de cavalo atrás da solução, da fixação.

InterFoto Itu
Quase 200 anos depois, a fotografia no Brasil novamente passa por Itu. O InterFoto que em 2017 está em sua quarta edição tem como missão expandir o diálogo da produção fotográfica brasileira em um grande polo comercial e cultural, o interior paulista.

A Fotografia
Aqui se encontrarão nomes consagrados e novos talentos, todos com uma busca em comum, a mesma de Hércules: fixar a fotografia. Não mais a solução química senão a solução cultural, imagética, textual, nos espaços públicos, nas vivências diárias, nas mentes de todos.

SOBRE A CIDADE DE ITU

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

Itu, no contexto da instituição da República, é nacionalmente reconhecida, mas uma pesquisa recente mostra que a cidade também é o local onde foram reveladas as primeiras fotografias no país. Conforme dados do pesquisador Erivam Oliveira, o inventor isolado da fotografia no Brasil, chamado Hercules Florence glifo, “revelou” suas primeiras fotografias em Itu, no laboratório do cientista e amigo Carlos Engler, dono de um dos únicos locais do Brasil capazes de realizar os experimentos de Florence. Conforme o pesquisador, é muito provável que a palavra fotografia tenha sido criada por Florence e Engler.

LOCALIZAÇÃO

Localizada a 90 km da capital paulista, a cidade fica a apenas 40 minutos do Aeroporto de Viracopos e está estrategicamente situada próxima às principais rodovias do Estado, como Castelo Branco, Marechal Rondon, Bandeirantes, Anhanguera, Santos Dumont etc.

TURISMO

Itu recebe inúmeros turistas semanalmente, interessados nas atrações que a cidade oferece, a maioria concentrada no charmoso eixo histórico onde acontece o festival. Fundada em 1610 o local possui uma grande riqueza cultural, com museus que guardam importantes registros da história do Brasil, diversas fazendas que remetem ao período do café, inúmeras igrejas que reúnem relíquias sacras – a cidade também é considerada a “Roma Brasileira” – entre outras atrações.

INTERFOTO – O EVENTO

Idealizado pelo fotógrafo Flávio Torres , com o apoio da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo), o Interfoto teve sua primeira edição, realizada entre 22 e 30 de agosto de 2014.